terça-feira, 30 de Abril de 2024  22:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Arroz Chau-Chau

Arroz Chau-Chau

Coze-se o arroz no dobro de volume de água com seis gramas de sal por litro, não mexendo para o arroz ficar bem solto, ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-08-2010

Câmara adjudicou empreitada da Alameda da Cidade por quase cinco milhões de euros.


A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro adjudicou a empreitada da Alameda da Cidade à firma Vítor Almeida & Filhos da Mamarrosa, por ...

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro adjudicou a empreitada da Alameda da Cidade à firma Vítor Almeida & Filhos da Mamarrosa, por cerca de cinco milhões de euros. O projecto conseguiu obter 80% de financiamento pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

O presidente da autarquia, Mário João Oliveira, sublinhou que “este contrato, na ordem dos 5 milhões de euros, um dos maiores até hoje assinados para obras públicas no concelho, significa a redefinição do aspecto da nossa cidade, e vamos fazê-lo com 80% de apoio do QREN, porque estrategicamente fizemos as opções necessárias a tempo, e com a participação de uma empresa local, que em concurso demonstrou ter capacidade para estar à altura desta empreitada. Temos bons motivos para que este 7º aniversário da cidade fique registado na memória dos Oliveirenses”.

A obra ocupará uma área de extensão aproximada de 3 km, entre a Escola Secundária e o Quartel dos Bombeiros, e deverá estar concluída dentro de dois anos. As intervenções prevêem a requalificação do espaço urbano em cinco troços, a Rua Senhor dos Aflitos, zona do Adro, centro da cidade, encosta de S. Sebastião e Vale do Mouro, e incidem na criação de um separador central, construção de rotundas em determinados pontos, implementação de passeios e estacionamentos, a criação de uma pista ciclável e a requalificação de largos. Na nova Alameda estão também contempladas as questões ambientais, com a criação de ilhas ecológicas, novos espaços de lazer e a reconversão da sinalética e iluminação pública.

O Executivo aprovou, ainda, a atribuição do nome de Alípio Sol à futura Casa da Cultura, cujo concurso público foi aprovado por cerca de 4,8 milhões de euros.

Alípio Sol faleceu em 2008, aos 68 anos, entrando para a história do concelho como uma das maiores figuras da democracia e do municipalismo. Foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro eleito após o 25 de Abril de 1974, presidindo à autarquia no período de 1977 a 1989. Além de político, Alípio Sol foi um cidadão empenhado sempre ligado ao movimento associativo, foi presidente da Assembleia da Emissora Voz da Bairrada e esteve na fundação da Caixa de Crédito de Oliveira do Bairro.

A Casa da Cultura será erguida num espaço que aproveitará parte das instalações do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, construído no início da década de 80, altura que coincidiu com o segundo mandato do autarca que na altura assumia também a Presidência da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®